Um plano de estudos é uma tarefa organizada, planejada conforme a realidade pessoal de cada aluno cujo objetivo e permitir capacitar o estudante a ter chances reais de passar em concurso. Na prática, o aluno irá definir quando, quanto tempo, como e o que irá estudar.
Hoje é sabido que sem um plano de estudos eficiente, nenhum candidato consegue passar em concurso público.
Para elaboração de um bom plano de estudo, abordo 5(cinco) fatores devem ser levados em conta de início:
1º - Local de estudo:
O local escolhido para estudo deverá ser o menos barulhento possível, uma vez que possibilite total concentração no estudo. Uma sala onde várias pessoas transitam, com tv ou outro aparelho ligado ou com telefone tocando não deve ser seu local escolhido para estudos. Um lugar apropriado deve conter uma cadeira o mínimo confortável, uma mesa para bloco de anotações, suporte para livros, boa iluminação, etc. Seu local de estudo deve ser frequentado, se possível, somente por você, ou que pelo menos, somente você o frequente durante o seu tempo de estudos.
2º - Tempo de estudo:
Não é verdade que quem estuda mais horas por dia aprende mais e tira as melhores notas. Não adianta nada estudar 10 ou 12 horas por dia e não estar assimilando o conteúdo estudado. É indispensável que cada pessoa aprenda como tirar melhor proveito do tempo que se dedica aos estudos. Pensando dessa forma, 2 (duas) horas estudada com ótimo rendimento é mais aconselhável que 12 (doze) horas de estudo diária de qualquer jeito. Cada ser humano tem seus limites e é coerente respeitar tais limites. Lembre-se de que a carreira para a aprovação não é um tiro de 100 metros e sim uma corrida de resistência.
Eu conheço e respeito os meus limites e o meu tempo médio de estudos por dia é de 6 horas, quando disponho desse tempo. Não adianta forçar quando o corpo pedir para dar um alívio para ele.
Faço intervalos entre as horas de estudo alongando o corpo, alimentando e se hidratando sempre.
É importante frisar que tempo é dinheiro. Então se têm meia hora livre, não ignore esse aparente "pequeno tempo". Estude. Esse tempo de estudo poderá vir aprender algo que fará diferença no resultado da sua prova!
3º - Distribuição das matérias:
4º - Organização dos materiais:
5º - Disciplina de estudos:
Nesse tópico, se concentra todo o propósito dos outros 4 (quatro) tópicos acima. Não adianta de nada, seguir os outros tópicos acima se sua rotina de estudos não sair como planejada.
Modelo de plano de estudos - Clique AQUI