Resposta p1

Nunca estudei para nenhum concurso. Por onde devo começar?

Partindo da premissa que já tenha decidido se enveredar por esta área é hora de fazer o aquecimento para dar os primeiros passos. Esse é o momento de trazer algumas abordagens situacionais, a fim de elucidar e nortear todas as outras etapas seguintes. Sugiro que responda os seguintes questionamentos: 

Qual o meu nível de estudo? 

Como se deu a minha formação?

O que da minha formação servirá para concursos? 

Referente ao nível de estudo é ele que norteará em qual nível prestará os concursos públicos. Uma vez que aprovado terá que comprovar a escolaridade, normalmente na época da posse. Então, tendo conclusão de nível médio, não poderá prestar concursos para nível superior; a não ser que haja prazo hábil para a conclusão entre a sua inscrição e as nomeações do mesmo.

No tangente a maneira como se deu a formação, é importante ressaltar que os concluintes do Ensino Médio na modalidade Supletivo (como no meu caso) têm uma certa desvantagem em relação a modalidade normal de conclusão, uma vez que esta possibilita um maior aprendizado e maior exploração de matérias como Gramática e Matemática, de grande importância na maioria dos concursos públicos.

Vale destacar que tudo que se aprendeu irá nos servir nessa jornada de concurseiro,bastando apenas, em alguns casos, fazer uma revisão nos conteúdos para que os mesmos estejam frescos em nossa mente, trazendo-nos benefícios nesta nova empreitada da nossa vida.

Finalizando, aconselho iniciar os estudos pela Gramática, Raciocínio Lógico e Informática, uma vez que estas três disciplinas são as que estão presentes quase que em todos os concursos